sexta-feira, 13 de julho de 2012


Tendências no uso de células-tronco em tratamentos dermatológicos e estéticos

Material genético pode ser utilizado no tratamento das alopecias e distúrbios pigmentares, cicatrização de tecidos e rejuvenescimento cutâneo

Tema será debatido durante o XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, que acontece de 20 e 23 de junho de 2012 em Brasília (DF)

As células-tronco adultas foram descobertas por hematologistas interessados em melhorar os resultados dos transplantes no tratamento de leucemia. Em 1988, uma criança da França foi curada da doença com a utilização destes tipos de células provenientes do sangue de cordão umbilical ou placenta. De lá para cá, muitas pesquisas foram realizadas com o material genético. Hoje, já se reconhece a eficácia das células-tronco na manutenção e regeneração dos tecidos do organismo. Como o assunto vem sendo amplamente debatido no mundo, ele fará parte da programação científica do XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), entre os dias 20 e 23 de junho de 2012, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

De acordo com a dermatologista, Dra. Denise Steiner (CRM-SP 36.505), Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Doutora em Dermatologia pela UNICAMP e Professora Titular da disciplina Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes, as células-tronco estão sendo estudadas com foco nos processos cicatriciais, mas o uso amplo da técnica na Dermatologia ainda deve levar alguns anos. “Muitos protocolos de pesquisa estão em andamento neste momento. Alguns já em fases mais avançadas, com uso de pacientes, e outros, ainda no estágio de testes em laboratório. A liberação terapêutica das células-tronco no Brasil é uma questão complexa, que envolve a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros órgãos, como o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina. A princípio, o uso de células-tronco é liberado de forma irrestrita apenas para pesquisa”, ressalta.

Em avaliação

As células-tronco adultas, entre outros tratamentos, atuam permitindo a recuperação após ferimentos e estão envolvidas no ciclo de crescimento e pigmentação dos cabelos e no tratamento das alopecias e dos distúrbios pigmentares, como o vitiligo. “Aparentemente, esses usos são promissores, porém muitas pesquisas ainda são necessárias para que estas técnicas possam ser utilizadas nos consultórios diariamente”, revela a pesquisadora.
O uso de células-tronco em todas as áreas da Medicina, inclusive para tratamentos dermatológicos estéticos, ainda vai trazer enormes avanços no entendimento de várias doenças e na recuperação de tecidos e órgãos que não eram possíveis anteriormente”, acredita a Dra. Denise Steiner.

Na cosmética

A indústria cosmética tem procurado se aperfeiçoar para oferecer produtos eficazes no tratamento de rejuvenescimento cutâneo, e que tenham em sua formulação elementos para ativar a produção de colágeno, fundamental para a jovialidade da pele. Por isso, já existem cosméticos que, atualmente, são comercializados com componentes a base de células-tronco vegetais. “Estes produtos requerem avaliação a longo prazo, para que possamos julgar sua utilidade e eficácia sobre a pele”.

Fator de crescimento

Como complemento ao tratamento para rejuvenescimento cutâneo, também se analisa a eficácia da aplicação de fatores de crescimento em injeções intradérmicas. “Os fatores de crescimento são responsáveis por ativar e promover a diferenciação celular. São liberados durante os processos de coagulação e cicatrização. Desta forma, como resultado final desta estimulação, ocorre a produção de colágeno por células específicas”, explica a especialista.
Os dermocosméticos que contém fator de crescimento em sua formulação agem como estimuladores do tecido, pois atua de forma direta na divisão celular. “O fator de crescimento utilizado nos dermocosméticos geralmente é o estimulador de fibroblasto e favorece o aumento de colágeno. No entanto, a eficácia tem que ser comprovada pelos trabalhos científicos que antecedem o lançamento do produto”, alerta a Dra. Denise Steiner.
Todas essas novidades serão discutidas no simpósio coordenado pela Dra. Denise Steiner, durante a palestra “Células-tronco e fator de crescimento”, no XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.

XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

Data: 20 a 23 de junho 2012
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Endereço: SDC Setor de Divulgação Cultural Eixo Monumental Lote 05, Ala Sul – Brasília/DF
Inscrições online: 
www.sbcd.org.br/brasilia2012

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Sem comentários:

Enviar um comentário