terça-feira, 31 de julho de 2012


Como proteger os lábios  no inverno
Dermatologista Tatiana Steiner dá algumas dicas
http://bit.ly/Ma7uqI - quantanoticia.com.br

Durante o inverno, os lábios tendem a ficar mais ressecados e propensos a rachaduras. Além do incômodo, é preciso estar atento, pois estas pequenas rachaduras, se mal cuidadas, podem causar fissuras e lesões ainda maiores, que podem servir de entrada para inúmeras bactérias.
 
O alerta é da dermatologista Tatiana Steiner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia (CILAD). “Estas rachaduras deixam os lábios mais propensos a infecções, por isso a principal recomendação é reforçar a hidratação dos lábios”, explica a médica. “Nem todo batom possui propriedade hidratante. O ideal é eleger um produto hidratante que contenha proteção solar associada”, aconselha.

Uma recomendação simples, mas muito importante, é aumentar o consumo de água. “Quanto melhor e maior a hidratação, menos ressecamento labial, pois mais hidratada estará nossa mucosa labial”, diz a médica, colaboradora do Serviço de Cirurgia Dermatológica da Universidade de Mogi das Cruzes.

Cuidar da alimentação também é uma dica valiosa. “Alimentação saudável, com verduras, legumes, frutas e sais minerais torna a hidratação fisiológica adequada e por isso ajuda também na hidratação labial”, afirma a dermatologista. “Se os lábios estiverem muito ressecados, é bom evitar alimentos ácidos”, completa.

Veja outras dicas da médica dermatologista Tatiana Steiner, diretora técnica da DSkin Tratamentos Laser e Novas Tecnologias:

·  Invista no protetor solar labial, preferencialmente com FPS 30 e fator de proteção UVA/UVB.
·  Faça hidratações noturnas: reforce a hidratação dos lábios com cremes específicos para o período noturno, mais espessos e emolientes. O médico dermatologista poderá indicá-los corretamente.
·  Contenha-se: não puxe, arranhe nem morda as peles do lábio. Isso pode agravar o problema e machucar ainda mais a pele.
·  Esfoliação labial a cada 15 dias pode ajudar: a esfoliação retira células mortas e estimula a renovação celular. Ela deve ser feita com grãos finos e delicados recomendados pelo dermatologista. “A esfoliação precisa ser suave, porque o lábio é uma mucosa fina e delicada, por isso não pode ser muito agressiva”, conclui Tatiana.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário