segunda-feira, 25 de maio de 2015

7 Truques para melhorar a boca ressecada

Para o batom ficar super, a pele dos lábios tem de estar impecável

O inverno nem precisa chegar, basta as temperaturas darem a primeira osciladinha para que, créc!, os lábios fiquem secos. Fatores ambientais, como a exposição ao sol sem proteção, o avanço da idade e até a alimentação inadequada podem deixar a boca ressecada e colocar em cheque o batonzinho que você pretendia usar hoje à noite...

Dra. Tatiana Steiner foi uma das médicas consultadas na matéria do portal "taofeminino" para ajudar na tarefa de descobrir como diminuir o problema. E desse papo surgiram lições valiosas de como hidratar os lábios ressecados:

Hidratante labial neles!
Sabia que a pele dos lábios é três vezes mais fina do que a do rosto e que tem uma capacidade menor de reter água? Para evitar o aspecto seco, a descamação e as rachaduras a recomendação médica é escolher um produto hidratante e umectante, que preferencialmente tenha proteção solar associada. “O ideal é usá-lo no mínimo 2 vezes ao dia. E, em dias mais frios, é preciso aplicá-lo várias vezes”, diz a dermatologista Tatiana Steiner. Os bons hidratantes devem combinar ativos como lipídios, óleos, ceramidas, ácido hialurônico, acquaporine, vitamina E, glicerina, dexpantenol, dimeticone, alantoína, ureia, lanolina e petrolato - procure no rótulo. Seria um sonho, mas nem todos os batons possuem propriedades emolientes.
 
Beba água
Além de ativar o modo “hidratação intensa” no inverno com produtos específicos para a tratar a boca ressecada, uma recomendação simples, mas muito importante, é aumentar o consumo de água: quanto melhor e maior a hidratação, menos ressecamento da mucosa labial.
 
Siga uma alimentação saudável. Sério!
Esta dica é valiosa para quem está com os lábios ressecados sempre. “Acrescente ao cardápio verduras, legumes, frutas e sais minerais, que são alimentos vitamina B12, B6, ácido fólico e ferro, para impulsionar a hidratação fisiológica e labial adequada”, sugere Tatiana. A deficiência desses nutrientes pode ser um dos motivos para a descamação dos seus lábios. Se a boca já estiver totalmente ressecada, evite consumir alimentos ácidos para não piorar a situação.
 
Hidratação noturna para reforçar
“Cremes específicos para o período noturno, mais espessos e emolientes, reforçam a hidratação labial e permitem o movimento da fala sem piorar as lesões já existentes”, afirma a dermatologista Tatiana. Esta hidratação extra pode auxiliar quem faz o uso de retinóides orais, como por exemplo o Roacutan, medicamento usado para tratar a acne.
 
Faça uma esfoliação labial a cada 7 ou 15 dias
Para retirar as células mortas e estimular a renovação celular. “A esfoliação precisa ser suave, com grãos finos e delicados, recomendados por um médico, porque o lábio é uma mucosa fina e delicada”, diz Tatiana. Você pode tentar a receitinha abaixo uma vez por semana:
Você vai precisar de
1 pincel aplicador de rímel descartável
1 lip balm de sua preferência
1 lencinho de papel

Não passe a língua sobre os lábios para molhá-los, nem arranque as peles soltas
É importante saber o que não fazer também quando já estiver com a boca ressecada, não é? “Essas são medidas fundamentais para evitar a piora do quadro de ressecamento, que pode evoluir para problemas mais sérios, como infecções, por abrirem uma porta de entrada para inúmeras bactérias. Eventualmente, há necessidade de tratamentos específicos, com cicatrizantes e reparadores, que um médico poderá indicar corretamente”, lembra a dermatologista Tatiana.
 
Confira a entrevista completa do Portal "taofeminino" clicando aqui
 

Sem comentários:

Enviar um comentário