terça-feira, 15 de julho de 2014

Você sabia? 15 de julho é o Dia internacional do homem – e eles estão cada vez mais preocupados com a saúde

O Dia Internacional do Homem foi instituído para chamar atenção dos homens para os cuidados com a saúde. Devagar, eles já se mostram mais abertos e interessados pelo assunto.

Nos consultórios dermatológicos, uma das principais queixas do público masculino ainda é a queda de cabelos, mas procedimentos como depilação definitiva, especialmente nas áreas das costas, barba e pescoço, além de tratamento para manchas na pele e vasinhos, também são cada vez mais procurados.

É possível evitar a queda de cabelos masculina?

A calvície recebe na Medicina o nome técnico de alopecia. Nos homens, a principal causa de queda dos fios é a genética, caracterizada por alteração no ciclo de crescimento do cabelo, levando à miniaturização progressiva dos fios, que os deixa finos e ralos.

Hoje há ferramentas bastante específicas e avançadas para ajudar no diagnóstico e no acompanhamento do tratamento para a alopecia. O médico utiliza um equipamento capaz de medir com precisão a densidade capilar, o diâmetro dos fios e seu crescimento. Imagens digitais do couro cabeludo são feitas com uma câmera óptica. Então, um software é usado para calcular os parâmetros do crescimento capilar. Na medida em que o paciente segue o tratamento, o sistema vai monitorando a queda do cabelo e a resposta terapêutica.

O objetivo de todo o tratamento é aumentar a área de cobertura de fios no couro cabeludo e retardar a queda. Durante o processo é possível acompanhar a quantidade de cabelos em crescimento e comparar com os dados do início do procedimento.

Há também alguns medicamentos de uso tópico e via oral disponíveis no mercado que apresentam resultados satisfatórios, quando seu uso é contínuo. Porém nenhum medicamento é capaz de restaurar totalmente a perda capilar em processo já muito avançado.

Vale a pena conversar com o dermatologista para avaliar as opções disponíveis e verificar o tratamento mais indicado.

Clique aqui e veja mais dicas para cuidados com a pele masculina

 

Sem comentários:

Enviar um comentário