terça-feira, 23 de julho de 2013

Acne: por ser considerada uma doença multifatorial, ela exige vários métodos combinados para o tratamento

Pelo seu caráter multifatorial, a acne precisa ser tratada, em geral, a partir de vários métodos combinados. O sucesso do tratamento depende muito da relação médico-paciente. É necessário conhecer o histórico do paciente, fatores de melhora e piora, tratamentos anteriores e trabalhar as expectativas. É preciso consultar o dermatologista, que vai explicar individualmente ao paciente sobre a cronicidade da doença e a complexidade do tratamento. Importante ter em mente sempre que tratar a acne envolve um conjunto de procedimentos, que podem se alternar durante o período de tratamento.
Medicamentos: O uso de medicamentos tópicos, inclusive antimicrobianos e antibióticos para melhorar a infecção e a inflamação das lesões é uma das ações mais comuns no tratamento. Além do resultado sobre a acne ativa, esse processo também ajuda a prevenir o aparecimento das cicatrizes. Os retinoides são amplamente utilizados para todos os tipos de acne e também como método de manutenção. Além de seu efeito anti-inflamatório, provocam uma visível melhora no aspecto da pele e diminuição no processo de hiperqueratinização folicular.
Terapia Fotodinâmica:
A terapia fotodinâmica tem sido adotada com sucesso como uma opção de tratamento em situações especiais para a acne na fase ativa. O médico aplica uma substância específica, um agente fotossensibilizador que vai ficar 02 horas na pele, para penetrar nos folículos. Na sequência, aplica-se a luz sobre o local, que vai causar a reação necessária. Além de reduzir a ação bacteriana do p. acnes, o medicamento também age na glândula sebácea e, em alguns casos, pode destruí-la. Com o uso da luz, a geração de radicais livres de oxigênio podem danificar a glândula sebácea e eliminar ou reduzir a secreção por períodos prolongados.

Tratamentos Complementares:
Radiofrequência, fototerapia com luz azul e o laser são úteis também como tratamentos complementares, selecionados sempre de acordo com as características de cada caso. A limpeza de pele, que age diretamente na extração dos cravos, também é bastante positiva, desde que realizada por profissional habilitado e de confiança.
 
E em casa, o que fazer?
A limpeza da pele é um cuidado que deve ser diário. Para pessoas com acne, o ideal é dar preferência aos produtos indicados para pele oleosa. Hoje no mercado há várias opções de sabonetes (líquido, espuma ou barra), loções e soluções de limpeza. Pode ser indicado o uso de sabonete esfoliante durante o banho de duas a três vezes na semana. Algumas formulações contendo ácido salicílico, enxofre, resorcina também são utilizadas devido à ação secativa e esfoliante.

Removendo as marcas

Tratar as marcas e manchas deixadas pela acne continua sendo um desafio para os dermatologistas, devido à complexidade e individualidade do tratamento. Além dos tradicionais peelings e do novo laser que atua na fase ativa da acne, a combinação de diversas técnicas e procedimentos, que incluem até o tratamento cirúrgico (subcisão, punch, dermoabrasão), têm apresentado resultados satisfatórios na busca por diminuir ou eliminar as manchas e cicatrizes indesejadas, principalmente da face.

Sem comentários:

Enviar um comentário