terça-feira, 14 de julho de 2015

Você sabia? 15 de julho é o Dia internacional do homem – e eles estão cada vez mais preocupados com a saúde e a aparência

O Dia Internacional do Homem foi instituído para chamar atenção dos homens para os cuidados com a saúde, pois eles já se mostram mais abertos e interessados pelo assunto.

Além da saúde, atualmente o homem também tem se preocupado mais com a sua aparência.  Mais do que uma tendência, há uma mudança no comportamento.

Nos consultórios dermatológicos, uma das principais queixas do público masculino ainda é a queda de cabelos, mas procedimentos como depilação definitiva, especialmente nas áreas das costas, barba e pescoço, além de tratamentos para manchas na pele, acne, envelhecimento cutâneo e vasinhos também são cada vez mais procurados.

É possível evitar a queda de cabelos masculina?

A calvície recebe na Medicina o nome técnico de alopecia. Nos homens, a principal causa de queda é genética, caracterizada por alteração no ciclo de crescimento do cabelo, levando à miniaturização progressiva dos fios, tornando-os, finos, ralos e provocando grande rarefação.

Hoje há ferramentas específicas e avançadas para ajudar no diagnóstico e acompanhamento do tratamento para a alopecia. O objetivo do tratamento é aumentar a espessura dos fios no couro cabeludo e retardar a queda. Durante o processo é possível acompanhar a quantidade de cabelos em crescimento e comparar com os dados do início do procedimento.

Há também medicamentos de uso tópico e via oral que apresentam resultados satisfatórios. É fundamental o diagnóstico médico logo no início da queda, para o correto tratamento. Quanto antes iniciar o tratamento, melhores serão os resultados. 
 
O ato de barbear-se 
 

Faz parte da rotina da maioria dos homens. Parece simples, mas é um processo que pode agredir a pele, principalmente se realizado de maneira inadequada ou com produtos de má qualidade.  Para uma depilação eficaz e confortável é fundamental utilizar lâminas de boa qualidade e afiadas. Importante a lâmina não estar velha para não desencadear processo alérgico pelo níquel (substância encontrada desgastada).

A hidratação também é importante; faz com que o pelo fique mais macio e fácil de cortar, oferecendo menor resistência à lâmina e diminuindo o desconforto e possíveis irritações. Algumas dicas simples podem ajudar:

-   Ideal a depilação ocorrer durante ou após banho - principalmente porque logo após, a área deve ser lavada com água morna e um produto de limpeza.
-   A espuma é importante para proteger a pele de danos.
-   Manter sempre a lâmina limpa; enxaguar bem para remover os resíduos.
-   Hidratar na finalização para acelerar o processo de recuperação.
   - Nunca fazer a depilação a seco para evitar danos na pele.

 
Envelhecimento cutâneo

Homens e mulheres apresentam envelhecimento cutâneo semelhante, porém a pele do homem é mais espessa. O homem possui uma pele mais grossa, oleosa e densa (devido a maior quantidade de folículos pilossebáceos e fibras de colágeno). Recomenda-se usar produtos antioxidantes com veículos leves, não oleosos, de fácil absorção, sem perfume e com PH neutro, porque a pele masculina é mais ácida do que a da mulher. Aqueles com a pele muito oleosa devem ser orientados a utilizar produtos livres de óleo- “oil free”.

O uso diário do filtro solar num país tropical como o nosso é fundamental para prevenir queimaduras, evitar o envelhecimento precoce, manchas e o câncer de pele. Os homens devem estar atentos a estes cuidados e adquirir este hábito.

Sem comentários:

Enviar um comentário