segunda-feira, 10 de março de 2014

Sol Vitaminado - O Sol e a Vitamina D


Dermatologista da Clínica DSkin concedeu entrevista à revista Corpo a Corpo do mês de março, sobre a Vitamina D e o Sol. 

Além da produção na pele, a vitamina D pode ser adquirida através da dieta ou por suplementação vitamínica.

O único benefício reconhecidamente relacionado à Vitamina D é sua relação com a saúde óssea, através da participação no metabolismo do cálcio.

Pacientes considerados como sendo de risco para o desenvolvimento de deficiência de vitamina D devem ser monitorados através de exames periódicos e podem utilizar fontes dietéticas ou suplementação vitamínica para a prevenção de deficiência de vitamina D. É fundamental a indicação médica para um tratamento adequado, visando o bem estar e a melhora do paciente.

Benefícios não esqueléticos relacionados à vitamina D, como a redução ao risco de cânceres internos, diabetes, morte cardiovascular, esclerose sistêmica entre outros, ainda carecem de comprovação científica.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) continua a estimular a população a evitar a exposição ao sol sem a adequada proteção, especialmente no período de maior risco, entre 10 e 15 horas. A Exposição ao sol, de forma intencional e desprotegida, não deve ser considerada como fonte para a produção de vitamina D, ou para a prevenção de sua deficiência.

Confira abaixo a matéria da revista e as dicas da especialista sobre os principais alimentos fontes de Vitamina D:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário